quinta-feira, 12 de maio de 2011

ADUBOS QUIMICOS E ORGANICOS





       Deve-se adubar todo o jardim, incluindo a grama a cada 4 (quatro) meses. Por exemplo: meses de Janeiro, Maio, Setembro. Pode optar por adubo químico ou orgânico.

·        Adubo químico:

Para gramados e plantas ornamentais que não florescem; como Buchinho, Ráfia, Pinheiros em geral, Filodendros, Dracenas, Pata de elefante, Cica, entre outras – N.P.K. -10.10.10. colocar na proporção de:

1.      Gramado: 6 (seis) colheres de sopa por metro quadrado;
2.      Plantas ornamentais: 4 (quatro) colheres de sopa por planta. Colocar em volta da planta, por cima da terra.


Obs.: REGAR ABUNDANTEMENTE APOS A ADUBAÇÃO (NÃO ESQUECER – É MUITO IMPORTANTE).

Para plantas ornamentais que florescem; como Primavera, Camélia, Grama amendoim, Aspargos, Thumbergia, Rosinhas, Bromélias, Lírio da paz, Legustro variegato, Trepadeiras, Ameixeira, entre outras – N.P.K-.4.14.8.: colocar na mesma proporção que o NPK-10.10.10., ou seja 4 (quatro) colheres de sopa por planta.

Obs.: REGAR ABUNDANTEMENTE APOS A ADUBAÇÃO (NÃO ADUBAR COM SOL MUITO QUENTE, PREFERENCIALMENTE NO INÍCIO OU FINAL DO DIA).


Adubação em vasos; proceder da mesma maneira, só que deve ser feito mensalmente. Há a opção do adubo liquido N.P.K-10.10.10 e o N.P.K-4.14.8. A dosagem deve ser menor, 2 (duas) colheres de sobremesa se a opção for o granulado, ou de a opção for o líquido, 1 (uma) colher de sopa para 1 (um) litro de água, incorporado na rega. Lembrando sempre de afofar a terra do vaso pelo menos a cada 6 (seis) meses.


·        Adubo orgânico:

Pode ser húmus de minhoca, esterco de vaca ou galinha ou algum substrato que tiver no mercado para venda. Lembrando que é bom se pegar um já conhecido e em caso da opção por esterco de galinha lembrar que é bem mais forte que o de vaca. A proporção é de: húmus, esterco de vaca e/ou substrato: 1 (um) a 2 (dois) Quilos, por planta, e de galinha 500 (quinhentos) gramas a 1 (um) quilo, por cova. É necessário afofar a terra misturando e incorporando o adubo.